(21) 2570-4749 | (21) 99907-0607 | (21) 99911-9100 titavidal@diadanoiva-rj.org

Comportamento

Um Retrato do Comportamento Feminino

Comportamento-femininoNo séc. XVIII, a partir da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra e da Revolução Francesa sob influência dos princípios iluministas, podemos assinalar a transição da Idade Moderna para Contemporânea. O advento da sociedade urbana, os princípios de igualdade e liberdade vão marcar profundamente as gerações futuras.

Atualmente quem são as mulheres?

Quais seus valores e comportamentos?

O ingresso no mercado de trabalho, a aceitação do divórcio e o acesso à pílula anticoncepcional foram os três pilares da emancipação feminina da atualidade. Em 2007 foi realizado um levantamento de comportamento feminino em setes capitais brasileiras.

Neste levantamento ouviu 2.120 mulheres residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Deste total, 36% pertencem à Classe C, 35% à Classe B e 29% à Classe A

A metade do público pesquisado é casada ou tem namorado.

As principais características encontradas neste estudo foram:

• As mulheres brasileiras continuam dando preferência à família na hora da compra (59%), mas investem parte do dinheiro em compras para si (54%).

• Dos 76% das mulheres que trabalham fora, apenas 46% têm carteira assinada e 24% são autônomas ou profissionais liberais.

• Hoje em dia um grande número de mulheres é responsável por parte do orçamento familiar (73%). Estão envolvidas com o seu trabalho na maior parte do tempo (72%), e são independentes financeiramente (71%).

• Ainda assim, a maioria faz as tarefas domésticas (58%) e sentem prazer em fazer isso (43%). O levantamento indicou que apenas 11% das mulheres admitem não viver sem uma empregada doméstica.images

• Foi incluída nesta pesquisa a preferência pelo consumo de alimentos prontos ou congelados (68%) e com baixo teor de gordura (56%). Serviços como vídeo locadoras (66%) e entregas por telefone (47%) estão entre aqueles que mais são usados pelo sexo feminino.

• Possuir família completa ainda é muito importante para as mulheres (89%), e reunir amigos e ir ao shopping (ambos com 69%) são os programas preferidos. • As mulheres brasileiras preocupam-se com a saúde, sendo que os exames ginecológicos lideram as rotinas (84%), seguido do exame preventivo do câncer de mama (70%) e da alimentação de forma natural e saudável (65%).

• O levantamento despertou uma preocupação com relação às mulheres da Classe C, pois são elas que menos fazem exames ginecológicos periódicos.

• Para cuidar da aparência, a mulher brasileira recorre ao uso de cremes com freqüência (78%), vai ao salão de beleza (58%) e está satisfeita com seu corpo, apesar da presença em academia ainda ser baixa (15%).

• Na área tecnológica, o uso da Internet e do e-mail é expressiva (52%), sendo que as mulheres da classe C foram aquelas que apresentaram a menor incidência nestes itens (37%). O uso da rede mundial para pagar contas (14%) e fazer compras (18%), ainda é baixo, mas este mercado está em ascensão.

• A preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina das mulheres brasileiras. Conforme os dados, o controle do consumo de água e de energia elétrica é uma preocupação para a grande maioria do sexo feminino (81%), usam produtos que não agridem o meio ambiente (72%), e separam o lixo para reciclagem (50%).

O mais interessante desta pesquisa, é que se observarmos alguns dos valores importantes para as mulheres hoje, surgem temas como filhos e tarefas de casa, fazendo parte da rotina da mulher contemporânea com um significado prazeroso. Parece que existem valores persistindo ao passar do tempo!

O segredo é equilibrar as nossas multi-tarefas e ainda ficarmos lindas, felizes e saudáveis!

Comentários

Faça um comentário

produzza

1
WhatsApp me
Powered by