(21) 2570-4749 | (21) 99907-0607 | (21) 99911-9100 titavidal@diadanoiva-rj.org

Tradições de Casamento: Entenda cada tradição e costumes casamenteiros!

Tradições de Casamento

Não é segredo que o grade dia é repleto de tradições de casamento. Desde a jogada do buquê e até a chuva de arroz, todas estas tradições têm o seu motivo. Desde simpatias até brincadeiras, as noivas adoram deixar o seu casamento repleto de tradições! Elas são lindas e prometem levar muita felicidade para a vida de casada!

Como as tradições de casamento estão cada vez mais presentes no grande dia de diversas noivas, nós reunimos a maioria desses costumes para que vocês conheçam cada uma delas. Desde as mais famosas até os costumes que estão se popularizando, entenda o motivo de cada um deles e inspire-se para trazer sorte no seu grande dia!

Nomes das amigas solteiras na barra do vestido

O costume de colocar o nome das amigas solteiras da noiva na barra do vestido de noiva não é superstição. As noivas encaram como uma brincadeira bem divertida para privilegiar suas amigas e quem sabe atrair sorte para que elas se casem logo.

Muitas noivas brasileiras amam a brincadeira do nome das migas no vestido, que já está presente em muitos casamentos reais. As fotos ficam muito divertidas e as convidadas amam ter seu nome no vestido!

Nome das Solteiras na Barra do Vestido

Madrinhas e Padrinhos

Ter padrinhos e madrinhas de casamento é uma das tradições de casamento mais famosas! Por isso se a sua vontade é ter seus amigos mais próximos presentes e ocupando um cargo especial no grande dia, o convite de padrinho e madrinha é indicado!

No post sobre como escolher padrinhos de casamento você pode ver quem convidar, como convidar e entre outras dicas muito uteis! Além disso, na página de madrinhas e padrinhos você ainda encontra outras dicas muito interessantes para os amigos mais próximos dos noivos!

Madrinhas de Casamento

Chuva de arroz

A clássica chuva de arroz é uma das tradições mais antigas e mais presentes em muitos casamentos brasileiros. O costume é fruto da cultura chinesa, que acreditava que se os convidados jogassem grãos de arroz nos recém-casados atrairiam muita sorte, amor e prosperidade ao casal.

É muito comum encontrar outras versões de chuvas de sorte, como as chuvas de pétalas e a chuva de confetes. Todas as “chuvas” na saída dos noivos possuem o objetivo de atrair energias boas aos noivos.

Chuva de Arroz

Jogar o buquê

hora do buquê acontece em quase todas as festas de casamento, não importa o estilo. E não é uma superstição não, viu? Jogar o buquê é uma brincadeira que as noivas adoram fazer para divertir suas convidadas solteiras. E quem sabe atrair muita sorte para quem conseguir pegar o buquê da noiva.

No post sobre ideias para casamento nós separamos algumas dicas bem legais para inovar na hora do buquê! Inspire-se e divirta-se!

Hora do Buquê

Cortar o bolo juntos

Alguns noivos acham que a hora de cortar o bolo não passa de uma pose bem clássica para o álbum de casamento. E de fato é sim aquele tipo de foto que não pode faltar no álbum! Porém o ato de cortar o bolo juntos é também um costume muito conhecido por simbolizar o início de uma vida a dois. Os noivos que cortam o primeiro pedaço do bolo de casamento juntos atrai sorte e felicidade ao seu casamento.

Extra: há quem acredite ainda que se a noiva come o primeiro pedaço do bolo de casamento, vai garantir com toda certeza a sua fertilidade.

Bolo de Casamento

Cortar a gravata – #OperaçãoLuaDeMel

A famosa “operação lua de mel” para arrecadar uma grana extra durante a festa. É tradicional que os noivos cortem um pedacinho da gravata e ofereça de presente para o convidado que ajudou.

Uma dica bem legal é oferecer um presente a mais para quem ajudar. Pode ser uma lembrancinha exclusiva com docinhos ou outras ideias que podem surpreender. O importante é expressar aos convidados que ajudarem o quanto aquela contribuição foi importante! 😉

Vaquinha dos Noivos

Vaquinha dos Noivos | Foto: Renata Pineze

Bem-casados

Os tradicionais bem-casados que são distribuídos no final da festa de casamento. E eles não são inclusos nas tradições de casamento à toa! Esse clássico docinho representa a união dos noivos, e a lenda do bem-casado sugere que traz muita sorte distribuir um bem casado por convidado.

Os bem-casados podem deixar também a sua decoração de casamento ainda mais lindas! A Oficina do Açúcar oferece bem-casados deliciosos em embalagens lindas e criativas. Desde os bem-casados de colher até as embalagens de bem casados clássicos, cada docinho deixará a sua decoração ainda mais linda. Inspire-se!

Bem-CasadosBem-Casados por Oficina do Açúcar

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul

Esta tradição é muito conhecida pelos norte-americanos, mas que vem se popularizando pelo mundo. O costume é muito simples: a noiva deve providenciar para o seu grande dia: Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Veja só o que cada um significa logo abaixo!

Algo velho: Pode ser uma joia da família ou um acessório que signifique muito para um membro da família, que vai simbolizar a eterna ligação entre a noiva e a sua família.

Algo novo: Um presente que pode ser qualquer item do look da noiva, que vai simbolizar a sorte para a nova vida de casada.

Algo emprestado: Um objeto emprestado para a noiva, que vai simbolizar a ligação com os amigos mais próximos que sempre farão parte da vida da noiva.

Algo azul: A noiva pode se presentear com qualquer acessório do seu look de noiva que seja na cor azul, que vai simbolizar a fidelidade entre os noivos até o fim de suas vidas.

A tradição conta que se a noiva cumprir cada detalhe descrito acima, sua vida de casada será eternamente abençoada e cheia de alegria.

Presente de Casamento

E aí noivinhos? O que acharam das tradições de casamento mais famosas no nosso país? Comente aqui em baixo qual é o seu costume de casamento preferido e qual com certeza marcará presença no seu casamento! Ah! E se tiverem duvidas, deixe abaixo para a gente te ajudar! 😉

 

 

 

Comentários

Faça um comentário