Dicas de etiqueta para não errar nas redes sociais até o casamento

Curte, compartilha, comenta, publica… A verdade seja dita: é assim que passamos uma boa parte do nosso dia a dia. Afinal, temos um mundo inteiro guardado dentro do bolso. É fácil, rápido e ficamos atualizados o dia inteiro com notícias de assunto que amamos.

No período de casamento, é preciso que o casal (e os convidados também) se atente para não fazer feio nas redes sociais. Pensando nisso, selecionei dicas de etiqueta para não errar nas redes sociais até o casamento, confira!

Noivei!

Eu concordo, essa é uma notícia maravilhosa e merece ser espalhada aos quatro ventos, mas cuidado ao postar que está noiva nas redes sociais!

O ideal é avisar aos familiares mais próximos sobre a novidade antes de publicar qualquer coisa!

Pense como seria ‘chato’ para o seu pai, mãe, sogra, descobrir que você vai casar pelas redes sociais. Não dá né?

O casal do ano: Príncipe Harry e Megan Markle no dia do anúncio do noivado

Posso postar meu anel de noivado?

Claro!

Depois de avisar aos familiares e até amigos mais próximos, você está liberada para compartilhar as principais fotos do momento e até contar um pouquinho sobre como foi o pedido… Esse é o tipo de publicação que to-do mundo curte e comenta!

Dicas de etiqueta para não errar nas redes sociais até o casamento

Foto do anel de noivado: dicas de etiqueta para não errar nas redes sociais até o casamento

Alerta! SEMPRE tem o amiguinho sem noção do Facebook que comenta na foto “quero ser convidado” ou “quero ser madrinha de casamento”. Esteja preparada para lidar com este tipo de situação.
A minha dica? Evite conflitos e não responda!

No planejamento…

Esse é o momento mais perigoso nas redes sociais… Ficamos com os nervos à flor da pele, cheeeeeias de coisas para organizar, planejar e, ainda por cima, queremos compartilhar o máximo que pudermos com os convidados. Nessa hora, é preciso ter cautela com as seguintes situações:

Nada de publicações negativas!

Você está estressada, quer falar mal de algum fornecedor ou brigou com o noivo? Fique longe das redes sociais! Roupa suja se lava em casa.

Existem coisas que não valem a pena serem compartilhadas e ninguém merece ser “a chata da rede social”. Sua festa deve ser o lugar onde todos desejam ir e fiquem curiosos para ver como será o resultado, portanto, guarde as reclamações para o privado e arrume outra forma de extravasar que não seja expondo sua vida nas redes.

Não divulgue detalhes demais

Como eu disse, os convidados precisam ficar curiosos sobre como será a festa, e se você começar a postar cada inspiração e detalhe que fechar perde a graça. Surpreenda!

Juliana santos

Quer compartilhar alguma inspiração que viu na internet?

Envie a foto no privado e crie uma pastinha de inspirações para o seu casamento ou então, participe de algum grupo no Whatsapp e Facebook que seja focado em casamento.  Ajuda bastante!

Nem todos seus amigos do Facebook e Instagram serão convidados para o casamento, certo? É chato para eles ficarem vendo detalhes sobre isso 24 horas por dia… Que tal você criar um site e organizar todas as informações por lá? Assim, somente quem for convidado terá acesso e você não precisa se preocupar em magoar quem não recebeu um convite.

E o convite de casamento virtual?

Apesar de vivermos num universo conectado, nem todo mundo gosta de receber o convite pelo celular. As pessoas mais velhas então, nem se fala… A maioria prefere receber o convite em mãos como manda o figurino. Portanto, faça o convite tradicional de acordo com o estilo do seu casamento, e depois envie um save the date virtual bem diferente!

#SouConvidado

Foi convidado para o grande dia? Então veja algumas dicas essenciais para não fazer feio durante o período de planejamento dos noivos.

Nada de ficar marcando os noivos em tudo que você ver sobre casamento. Os noivos estarão ligados 24 horas por dia no mundo casamenteiro vendo vestidos, convites, decoração e por ai vai. Como esses detalhes são extremamente pessoais, não há porque você ficar marcando eles em tudo. Pense do outro lado: você gostaria?

Não fale sobre o casamento. É o momento dos noivos, não seu. Publique apenas aquilo que você fizer parte e, mesmo assim, pergunte aos noivos antes de publicar. Alguns casais preferem não compartilhar informações antes de grande dia.

Evite comentários sarcásticos. O casamento é algo especial para o casal, e as redes sociais muitas vezes incitam comentários que são mal interpretados. Por isso, evite fazer comentários que os noivos possam ficar chateados com você depois!   

RESPONDA AO RSVP! Sim, ele está no convite por um motivo: para os noivos conseguirem se planejar de acordo coma quantidade de convidados. É rapidinho, não custa nada responder e os noivos agradecem!
Obs: se você não for ao casamento, responda não! Muita gente fica com vergonha de negar o convite e isso atrapalha muito os noivos. Pense que eles poderiam chamar outras pessoas, mas priorizaram você.

Chegou o grande dia!

É o momento que precisamos seguir ainda mais as dicas de etiqueta para não errar nas redes sociais até o casamento.

 Online ou Off-line?

Essa é uma decisão totalmente sua! Você pode sim ficar online e até fazer um suspense para os convidados (sem mostrar seu visual!), mas se preferir relaxar e curtir o seu dia longe de todo mundo, fique à vontade, você poderá compartilhar as fotos do fotógrafo depois.

Quero evitar o Over Publishing

Se você tem pânico só de pensar que todo mundo pode compartilhar detalhes da festa de casamento antes que você veja tudo, que tal colocar uma plaquinha bem educada sinalizando que gostaria que guardassem o celular? Garanto que todos respeitam!

Fiz um texto básico para você se inspirar:

Quero ver muuuuitas fotos!

Neste caso, crie uma #hashtag do casal e coloque uma plaquinha pedindo para os convidados usarem.  É legal porque você consegue ver tudo com bastante calma quando tiver mais tempo.

Querido convidado: papel e caneta na mão porque temos muitas dicas de etiqueta para você seguir à risca!

Cheguei no local da cerimônia, posso fazer check-in?

Pode, mas cuidado para não postar fotos que divulguem muitos detalhes da cerimônia. Pense que ainda tem vários convidados para chegar e se impressionar com o local (os noivos por exemplo).

Respeite a vontade dos noivos

Eles pediram para não fotografar a cerimônia? Então guarde o celular. Caso não tenha nenhuma placa indicando, procure pela assessora de casamento para se informar, ela saberá exatamente qual é a vontade dos noivos!

Cuidado ao fotografar

Muitos convidados ficam tão eufóricos com a cerimônia, que esquecem que os fotógrafos precisam de um espaço para captar os noivos. O resultado são fotos de casamento com váaarios celulares no caminho. É um pesadelo!

 

Por isso, caro convidado, preste atenção ao fotografar a cerimônia. Fique no seu quadrado e não estique o braço para pegar um “ângulo melhor”.

Transmissão ao vivo durante a cerimônia? NUNCA!

A cerimônia é algo íntimo e especial para o casal. Pode ter certeza de que eles convidaram somente quem é importante para eles neste momento. Não compartilhe nada que não deva. Curta a cerimônia e aproveite o momento longe do botãozinho “ao vivo”.

E na Festa de Casamento?

Geralmente as postagens na festa estão liberadas, mas cuidado para não ficar muito tempo nas redes sociais e deixar de aproveitar.

Lembre-se: os noivos gastaram um dinheirão com fotógrafos, pode ter certeza que o resultado será ótimo!

Casamento Rústico-chique Caroline e Pedro